sábado, 24 de maio de 2008

Cianeto, que felicidade!

ch_0153

Ascensão e ascensão das infames tirinhas da internet

De desenhos toscos criados por nerds no anonimato à símbolo cult do humor na internet, o Cyanide and Happines surgiu em meio à um período de fraca produção das cultuadas comics ocidentais, onde velhos nomes não mais reverberavam como antes, e desenvolveu uma nova dimensão inigualável do humor: o contundente e pesado. Traduzido ao português como Cianeto e Felicidade, a famosa série de tirinhas que circula no mundo virtual é carregada de sarcasmo, humor negro e cinismo - que tanto garante boas doses de gargalhadas como também sentimentos de ofensa e repúdio por parte do público. Afinal de contas, pode-se encontrar de tudo nele: homossexualismo, drogas, pacientes com doenças terminais, pedofilia, racismo, muita violência e um esfaqueador de olhos vestido de roxo. Tudo sob uma capa de constrangimento (vísivel através dos vários momentos de silêncio e ausência de diálogo/ação), dando um toque non-sense e irracional à toda a criação.

wireqq5

Kris Wilson e sua turma são os responsáveis pela origem da marmota underground. Aos 16 anos, Kris começou sua coleção de desenhos que costumava criar nas horas vagas, e logo se juntou ao StickSuicide, site que continha cômicas animaçôes feitas em flash, composto por Dave McElfatrick, Rob DenBleyker e Matt Melvine, residentes na Califórnia, EUA. O site breve se tornaria o Explosm.net, onde os quatro são autores, já focado à arte em si do que em animações feitas com o protótipo dos atuais personagens, os caricatos bonecos de palito. O atual website foi fundado em dezembro de 2004 e é atualizado diariamente com novas tirinhas, numa livre divulgação no mínimo heterodoxa: o Cyanide and Happiness aparece hora ou outra no orkut, em blogs e fóruns na internet, pois os própios autores incentivam o público a criarem links com as tiras. Atualmente, o Explosm.net é um dos sites mais visitados da rede, e tendo uma notável interatividade com seu público: qualquer pessoa pode ter sua tirinha publicada no site, após ser analisada pelos autores-fundadores do site. Milhares de outros sites traduzem e publicam as tiras, já disponíveis em mais de 20 idiomas. Um dos autores já lançou um livro e pretende lançar um segundo em breve.

E para quem não sabe, eis a tirinha que deu o nome para a série:

cottoncandy0001

- Algodão doce? - É feito de quê?

- (Silêncio)

- Cianeto e felicidade. - Felicidade !?!?

- Que massa! Vou levar 4!


A abrangência das formas que os temas são abordados é impressionante: nem sempre o quadrinho tem que manter uma linearidade, nem sempre há uma piada definitiva. Muitas vezes a história acaba com os personagens se encarando, ou por meio de uma repetição de quadros. Em Cyanide and Happines as imagens realmente valem mais que as palavras - algo antagônico, tendo em vista a pobreza do traço primitivo dos desenhistas.

ch_0432

As inúmeras invocações à cultura pop são bastante frequentes em pequenas histórias que satirizam personagens mais do que conhecidos:

1061

A constante presença de um humor,muitas vezes sem nexo, modela o tipo de público que lêem as tirinhas. Piadas internas, que só tem graça para um mesmo grupo já são frequentes no meio das criações do explosm.net. Uma fórmula não pode ser definida, mas um dos elementos fortemente trabalhado por Kris e Cia é o humor irreverente, apresentado pelos mónologos, pela metalinguagem, a crítica aos valores culturais, sociais e religiosos - assim como a perversão de tais valores - e por detalhes estruturais de enredo. Neste último ponto, entra a questão da repetição dos personagens, pois é de grande relevância: pouquíssimos personagens possuem alguma relação com outros e aparecem em demais tiras, sendo os "super-heróis" os que se destacam - como o Seizure Man (Homen Convulsão), Lol Fag Man (algo como "Homen HAHA Bicha"), Education Man (Homem Educação - já se percebe a ironia logo em seu nome), e Charles, um cara grosso e que não dá atenção aos sentimentos dos outros. Neste exemplo, uma clara sátira à vida sedentária, ausente de prática e ligada à internet:

ch_0980

Aqui, uma galeria com as mais diversas tirinhas, que abordam desde temas como amizade, até suicídio. Bom divertimento!

beercb7 _________________________________________________________

comicoldfashioned3tk4_________________________________________________________

dirtylookset3

__________________________________________________________

touchinggk3

eatensmoothietj0 _________________________________________________________

___________________________________________________________

smokingfk4 _________________________________________________________

firesx3

comicvalentineslq1

_________________________________________________________rosama

rosama2

rosama3

rosama4

__________________________________________________________

1066

__________________________________________________________

http://www.explosm.net/comics

4 comentários:

Anônimo disse...

As tiras são muito bem sacadas mesmo.

Muito digno (;

Susyanne Oliveira disse...

Olá!
Muito bom isso!
Eu ñ conhecia ainda.
Muito bom o texto tb!

Luana Sena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Sena disse...

HAHAHAHAAH´.
ótima sacada escrever sobre essas tirinhas que já são parte de nossas vidas, né Pedrex?
*Squeeeeze*