sexta-feira, 6 de junho de 2008

John Lennon – Do início para a eternidade

Um dos maiores ídolos mundiais John Lennon, aprendeu seus primeiros acordes de violão com sua mãe, Júlia. Morta precocemente num acidente de carro, ela teve pouca convivência com o filho. Sua ausência foi sentida desde os primeiros anos de vida de John. Julia foi abandonada pelo marido após o seu nascimento, sem condições de sustenta-lo ela entregou o garoto para sua irmã. Após alguns anos Júlia volta para rever o filho que o ensina os primeiros passos da música.


Na adolescência John Lennon entra para uma banda de Rock chamada Quarrymen recebendo influências de Elvis Presley e Skiffle. Nesta mesma época entra para a escola de artes de Liverpool (cidade inglesa onde morou) e conhece o guitarrista Paul McCartney. Os dois possuíam um gosto musical parecido e logo formaram a banda Beatles juntamente com George e Stu Stucliffe.

A banda foi ficando conhecida em meados dos anos 60, os quatro integrantes receberam propostas para seguir a carreira na cidade de Hamburgo e lá conheceram Astrid Kirchner e Klaus Voorman (O mesmo que desenharia anos mais tarde a capa do LP “Revolver”). Após cinco meses tocando em Hamburgo autoridades locais descobrem que George é menor de idade e os quatro garotos voltam para a cidade natal, Liverpool.

Em 1963 com o sucesso grandioso dos Beatles faz com que surja o Lp Please, Please me e tocam para a rainha da Inglaterra. Neste mesmo ano nasce o primeiro filho de John Lennon com a esposa Cynthia. Lennon, tornou-se um pai ausente por bastante tempo, pois não conseguia conciliar as tarefas do lar com a carreira profissional bastante cansativa.

Sucessos como “I want hold your hand” ficaram em primeiro lugar nas rádios de todo o mundo. A fama, o dinheiro e a popularidade não os satisfaziam, poisI viviam cansados das turnês que faziam. Para amenizar os problemas e o cansaço os jovens garotos usavam drogas como LSD e maconha que passaram a consumir após influências de conhecidos.

Um dos maiores sonhos de John Lennon é realizado em 1965, ele conhece seu pai e o seu grande ídolo, Elvis Presley. No ano seguinte John dá a seguinte declaração na imprensa que abala fãs e admiradores: “O Cristianismo vai acabar. Vai encolher e desaparecer. Somos mais populares que Jesus Cristo. Não sei quem vai acabar primeiro, O Cristianismo ou o Rock 'n' Roll”.

Após alguns anos, John Lennon conheceu a atriz Yoko Onno e por ela dedicou todo o seu amor. Separou-se, então, da sua primeira esposa, Cynthia e embarcou num romance com a japonesa. A exposição do casal foi grande na mídia e cresceu mais quando os dois foram presos ao serem vistos consumindo maconha. Ambos foram soltos logo.

Em 1969 acaba o fenômeno “The Beatles”, eles anunciaram a separação no ultimo show que foi realizado no alto de um prédio. Após o término da banda, John e Paul tentaram engatar numa carreira solo. John Lennon logo desistiu e resolveu se dedicar à família que estava construindo ao lado de Yoko. Já Paul atualmente compõe e grava diversos sucessos.

Aos 40 anos morre o incrível John Lennon nas ruas de Nova Iorque. O astro foi baleado cruelmente por um fã que não aceitava a vida que John havia escolhido para seguir adiante.
Sucessos como “Help”, “Imagine”, “Lucy in the shy with diamonds” e “Mother” estarão sempre presentes nas trilhas sonoras de nossas vidas…

Nenhum comentário: